terça-feira, 8 de outubro de 2013

Outubro rosa

A Avon além de nos deixar mas bonitas e perfumadas também está em uma das lutas mas importantes  para nós mulheres!!!
São  20 anos nesse projeto contra o câncer de mama. Ajudando a conscientizar todas as mulheres da importância de se cuidar e fazer o exame de mamografia!!!
 
 
Basta ser mulher
Na pesquisa anterior, realizada em 2010, também foram detectados comportamentos preocupantes. O estudo Instituto Avon/Ipsos Percepções sobre o Câncer de Mama (http://www.netpaper.com.br/pesquisaiavon) detectou que apenas 55% das brasileiras acreditam que podem desenvolver câncer de mama. Quando uma mulher acha que não corre esse risco, baixa a guarda em relação aos cuidados com a saúde e com a rotina de prevenção, essencial para o diagnóstico precoce.
“Para estar sujeita a desenvolver câncer de mama basta ser mulher – mesmo com uma saúde ótima e sem ter se exposto a situações que podem aumentar os riscos de se ter a doença”, alerta a mastologista Rita Dardes. Alguns riscos estão relacionados a fatores hormonais e podem ser evitados: obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo exagerado de álcool e de alimentos gordurosos , principalmente durante a juventude.
Mamografia e exame clínico
A rotina de prevenção deve incluir a mamografia e o exame clínico das mamas, de acordo com a idade, o histórico familiar e o perfil de saúde de cada pessoa. Mulheres com idades entre 20 e 30 anos devem se submeter ao exame clínico das mamas pelo menos uma vez a cada três anos. As com mais 40 anos devem fazê-lo todo ano. O exame das mamas feito pela própria mulher (autoexame) não substitui o que é feito pelo médico. O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce. O profissional qualificado consegue detectar tumores com a metade do tamanho dos percebidos pela mulher no autoexame.
A partir dos 40 anos, a mulher pode começar a fazer mamografia regularmente, sempre sob orientação médica. Daí a importância de passar por uma consulta com um ginecologista, pelo menos uma vez por ano. A mamografia é capaz de detectar pequenos nódulos dois anos antes de serem percebidos no autoexame. “Mamografia e exame clínico, juntos, são os procedimentos mais efetivos para a detecção precoce da doença”, afirma a mastologista Rita Dartes, diretora-médica do Instituto Avon.
A mulher também precisa estar ciente de que a incidência do câncer de mama aumenta significativamente entre as que têm entre os 50 e os 69 anos. Por isso, a partir dos 50 anos, os especialistas as idas ao médico não podem ser adiadas.
Como estratégia para a detecção precoce de tumores, a Organização Mundial de Saúde recomenda que mulheres, entre os 50 e os 69 anos, tenham acesso à mamografia a cada dois anos e, a partir dos 40, se submetam anualmente ao exame clínico das mamas.
A força das mobilizações
Todos os anos o Instituto Avon promove a campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que ajuda a potencializar os efeitos do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a doença. Gerentes de setor e revendedores – a grande força motora da Avon – contam com o apoio logístico do Instituto Avon para fazer acontecer centenas de eventos por todo o Brasil.
Em 2012 foram cerca de 800 as mobilizações – o dobro de 2011 –, marca só alcançada graças à parceria estratégica com a Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama (Femama, site http://www.femama.org.br), que conta com 57 entidades filiadas a serviço da causa. Em todo o Brasil, a campanha encontra parceiros dedicados, de secretarias de saúde a prefeituras, passando por ONGs, hospitais, associações comerciais e igrejas. São essas iniciativas que fortalecem e potencializam as mobilizações de outubro.


Vamos lá meninas vamos passar essa ideia  de mobilização da AVON  a diante !!!

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